Como Roberto Santiago faz para manter shoppings em meio à crise

Apesar da crise econômica que assola a nação e consequentemente o seu povo trabalhador, alguns brasileiros preferem pensar no sucesso, e então fazerem desse momento a sua oportunidade, através do empreendedorismo. Um exemplo que vale ser citado, dentre esses casos, é o do empresário Roberto Santiago, um paraibano de 58 anos, que é, hoje, além de dono do Manaira Shopping, o maior centro comercial do mesmo estado onde nasceu, também o é do Mangabeira Shopping. O referido empresário, talvez influenciado por suas experiências bem-sucedidas no mundo dos esportes, tem conseguido driblar melhor a crise, ao manter-se investindo em novidades para o Manaira, podendo assim até inaugurar um outro shopping, o já citado Mangabeira, em 2014.

Um exemplo de novidade trazida pelo empresário Roberto Santiago, que sempre prioriza por fazer do seu Manaira Shopping rota para grandes eventos e encontros, não só para os interesses do mercado de consumo da região, mas também para os mais variados setores da sociedade, foi a Exposição Dragões, uma mostra internacional que por lá se instalou, isso no mês de abril do ano passado. Na época, declararam que, por representar o dragão uma ideia de poder na sociedade, mereceria assim a atenção e espaço para uma exposição. E não foi uma aposta ruim, pelo contrário, pois a movimentação foi intensa, com uma quantidade grande de pessoas interessadas visitando-a.

E, apesar de focar bastante na promoção do entretenimento, nesse caso supracitado do evento com dragões, o empresário Roberto Santiago também se preocupou em oferecer conhecimento, através de uma bela parceria realizada, de cunho social, para vários estudantes de diversas escolas da cidade. O chamado “Projeto Escola”, que foi visivelmente bem-sucedido, reuniu não só esses jovens estudantes, mas também grupos independentes. Todos, obviamente, curtiram a exposição, ainda com o privilégio de pagarem um preço especial, menor que o padrão do evento.

Mas para entender o que levou o empresário Roberto Santiago, nos dias atuais, a servir como referência de quem supera a crise, é antes preciso conhecer um pouco da sua trajetória. Como já dito, ele nasceu no estado da Paraíba, no ano de 1958, e mais precisamente na capital desse estado, João Pessoa. Assim, após terminar o curso de Administração de empresas no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), o recém-formado iniciou a sua carreira profissional num estabelecimento de nome Café Santa Rosa, para logo depois dar início ao empreendedorismo propriamente dito, com uma empresa de cartonagem. Depois disso, resolveu dedicar-se à área de loteamento, na qual adquiriu muita experiência, para depois de um tempo, poder abrir, já no ano de 1989, o seu primeiro shopping, o bem localizado Manaira Shopping. Situado entre o centro e as praias do litoral, conta com 300 lojas, atualmente. Com um empreendimento de sucesso e de alto nível, o também campeão de kart e motocross Roberto Santiago, um quarto de século depois, em 2014, resolve inaugurar mais um shopping em João Pessoa, dessa vez na zona sul da cidade e em parceria com o empresário Alberto Wanderley, o Mangabeira Shopping, com 212 lojas que geram, em média, 4.500 empregos diretos e indiretos.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.